Entrevista com Lean Van Ranna

Lean Van Ranna, conhecido pelos seus trabalhos no dElohim, Menahem, Auryah, InnerSense e agora no Sancti, nos deu a honra de nos conceder essa entrevista que você poderão ler na íntegra abaixo:

Gustavo Hoft: Nós do Christian Downloads temos o imenso prazer de te entrevistar.Você poderia se apresentar aos nossos leitores?

Lean Van Ranna: Bem... sou músico, professor de canto e vocalista de Heavy Metal, Power Metal, Prog Metal, Hard Rock com influência de Soul Music, Gospel Music & Spiritual (Black americano) e música erudita. Tenho experiência como vocalista a 20 anos, em bandas de Rock a 18 anos e Metal a 13 anos. Estudei canto lírico e popular, fui coralista de um dos maiores corais de minha região aos 12 anos de idade. Gravei o EP da banda de Power Metal dElohim intitulado The Choice is Yours entre 2003 e 2006. Gravei o álbum da banda mineira de Prog Metal Menahem em 2008 com o título de Angels and Shadows do qual rendeu ótimas reviews nacionais e internacionais. Em 2009 fiquei entre os 10 primeiros vocalistas na enquete da escolha dos novos vocais do Act II do Soulspell (pesquisa entre 30 nomes sugeridos por Heleno Vale).

Ministrei aulas de técnica vocal no IMTS em Cachoeira Paulista e em Guaratinguetá, escola licenciada pela EM&T uma das maiores escolas de música e tecnologia de áudio do país. Atualmente tenho materiais lançados e continuo gravando, estando nas bandas e projetos: Auryah, InnerSense, Sancti, idealizador do projeto Vitam Revocare – Ultimate Opera, que contará com a participação de vários amigos vocalistas de Metal (que também se encontra em gravação), Van Heavens e carreira solo.

Gustavo Hoft: Com quem ou em qual instituição você estudou o canto lírico e popular?

Lean Van Ranna: Lírico estudei no meu inicio, com uma professora da minha cidade numa escola que não sei ainda existe, a Claudsom, a professora era de uma linda voz de soprano dramático excelente... Pena que não sei o paradeiro dela hoje, o nome dela era Cecília. Como foi no meu começo tenho poucas referências, porém, isso foi de suma importância para eu ter desenvolvido no meu inicio. Já o canto popular me iniciei depois com Lyba Serra e foi desenvolvendo com ele do básico ao intermediário. O método simples e dinâmico de Lyba me ensinou muito e me ajudou a desenvolver bem o canto popular. Já o canto metal, devo bastante na parte de Drives, Gutural e Screamo a Melissa Cross da qual adquiri um DVD (professora de cantoras como Angela Gossow (Arch Enemy) entre outros) em 2005. E por último meu fascínio pelo belting veio me fazer encontrar o material de Seth Riggs e posteriormente Ken Tamplin, do qual também possuo material completo em DVD, excelentes professores! Além de muita pesquisa, muitos workclass, seja de canto e de fonoaudiologia, o tema realmente é fascinante, ate hoje me reciclo sempre que possível!

Gustavo Hoft: Isso é sempre importante. Você tem uma voz potente e bem diversificada, usando ela como cada música pede sem soar repetitivo. Quais são suas principais influências vocais, dentro e fora do Rock e do Metal?

Lean Van Ranna: Muito obrigado pelas palavras! Bem, eu tento buscar bastante coisa dentro da Black Music para parâmetros de potência vocal, pois antes de curtir Rock eu já cantava Gospel na igreja, então isso me ajudou muito a desenvolver essa "faceta" de minha voz. Tenho influências de Michael Jackson, Stevie Wonder, Mariah Carey, Whitney Houston, Tonéx, e atualmente Leonardo Gonçalves, Thalles Roberto, Tom Carfi, são todos cantores admiráveis, sobre tudo o "E.T." do Tonex, esse cara ultrapassa os limites da "sanidade vocal" (risos). Já no Metal minhas influências variam desde o Hard Rock de David Coverdale, Dale Thompson, Greg X Volz ao Metal de Ronnie James Dio, Bruce Dickinson, Jorn Lande, Russel Allen, etc... Se for citar todos não sairemos dessa pergunta! (risos)

Gustavo Hoft: Você disse que já cantava Gospel na igreja. Você é cristão de berço? Qual igreja você frequenta?

Lean Van Ranna: Sim, minha avó (R.I.P.) era Católica e até os 9 anos vivi muito dos meus anos com ela, e desde menino muito temente a Deus e cristão. Aos 9 anos tive um encontro poderoso com o Espirito Santo em um evento que toca o mundo chamado A Tocha, que é uma cruzada evangelística tremenda liderada pela Igreja Quadrangular. Aos 11 fui batizado no Espirito Santo e aos 12 nas águas. É uma história de caminhada no estreito com todos os altos e baixos de qualquer ser humano, porém jamais distante do Senhor e cada dia mais e mais me apaixono por Ele! Atualmente estou mudando de ministério por questões de chamado mesmo, estou estudando e me preparando para o chamado pastoral e missionário dentro de um templo e nas missões urbanas com os mais necessitados, portanto frequento hoje a Igreja Evangélica Shekinah, é uma benção! A pastora que lidera essa denominação faz uma obra social incrível. Ela tem igrejas em locais muito carentes, já abriu pontos de pregação ate em currais (risos). É linda essa obra, no final ela sempre serve uma sopa pra geral, então é legal. Vai do pão físico ao espiritual! Me identifiquei demais e senti o chamado, seja o que o Papai quiser agora!

Gustavo Hoft: Quando foi seu primeiro contato com o Rock e Metal cristão?

Lean Van Ranna: Em meados de 1994 com Petra. Aluguei o vídeo na época chamado "The Backstage Pass", que contava tudo da história dos bastidores da banda e tinha os clips, o primeiro som que ouvi foi Sight Unseen, que música poderosa! Desde musicalmente quanto a palavra... e o que dizer de "In The Likeness Of You?? Aqueles testemunhos de vida e aquelas músicas, aquele desejo de falar do amor de Deus gravando sons, cair na estrada levando paz, cura e esperança a todos penetrou como flecha no meu coração, então não só ouvi pela primeira vez, como tive um despertar sobrenatural de meu chamado ali! Depois vieram bandas como Bride, Oficina G3... Peguei o começo da cena Rock e Metal cristã nacional, e sonhava em ter minha banda e orava por isso todos os dias desde então.

Gustavo Hoft: Caramba, também amo Petra e In The Likeness Of You é uma de minhas prediletas também!

Lean Van Ranna: Excelente, muita unção, sobrenatural mesmo!

Gustavo Hoft: Quando foi sua primeira experiência com banda?

Lean Van Ranna: Como todo adolescente ansioso(risos) eu em 1994 tentei montar uma banda secular na época, sem estutura, começando aprender a cantar e banda tocava de Alice in Chains à Iron Maiden e Black Sabbath. Fiz um ensaio apenas e deixei a banda. Em 2000 após alguns anos de estudos fortes em relação ao gênero metal fui convidado a uma banda que tocava Iron Maiden e Helloween cover, compusemos 2 sons e fizemos poucos ensaios entre próprias e covers, mas senti que não era o tempo ainda e o propósito que queria, deixei a banda. Foi quando após 9 anos de oração encontrei o dElohiim, minha primeira banda, gravamos um EP demo bem aceito na época e foram 4 anos rodando o estado de SP todo levando a mensagem e o bom Metal Melódico em eventos cristãos e ate mesmo seculares, foi bem legal esse tempo.

Gustavo Hoft: 2013 tem sido um ano trabalhoso pra você: EP do Auryah, InnerSense, solo e agora sua entrada no Sancti. O que podemos esperar mais esse ano?

Lean Van Ranna: Bem antes de falar de 2013, gostaria de falar de 2008, quando gravei o Angels and Shadows com a banda Menahem. Pensei que nunca mais sairia dela e seria uma banda que rodaríamos o mundo, o som realmente era muito bom... Mas os planos de Deus não foram esses, gravamos o álbum e meses depois não estávamos mais juntos... de lá pra cá foi um período bem dificil, foram poucas gravações da qual destaco um EP Demo com o Auryah e um Single. Foi legal mas era muito pouco para 5 anos de trabalho... Sempre foi muito difícil encontrar pessoas que pudessem se dedicar profissionalmente para a música e ao mesmo tempo serem tementes ao Senhor. Hoje graças a Deus encontrei uma galera nota 10 como o Vinícius Almeida, músico guitarrista do Auryah e de meu solo e produtor do DRK Studios e também do projeto Vitam Revocare, Vini me deu e me dá uma força tremenda e é um cara ponta firme demais, além de um produtor "brutal"(risos), confiram seus trabalhos. Jonas Henrique, o baixista é excelente, sem comentarios... já o InnerSense é uma banda com músicos excelentes! William Vankar é um exímio tecladista, um verdadeiro maestro arranjador. Rafael Ferreira toca muito e está comigo no Auryah também. Tem Ignácio Lopez que é um baixista argentino que atualmente está em Tour na Europa com sua banda Folk de lá, Skiltron. O cara deixa as coisas todas pra vir ensaiar com a gente quando está na Argentina! É 10 mesmo! O Sancti é uma banda de caras nota 10, além de excelentes músicos de Hard Rock, são ótimos amigos também, pau pra toda obra, saca? Jason já tocou no Eterna e vocês já conhecem a qualidade do cara neh? Enfim, são todos brothers de verdade! Também dou um salve pra o restante da Sancti. São 10! Os trabalhos têm fluído, já tem trabalhos solos meus, 2 singles lançados, um EP com o Auryah, breve vem mais coisas com ambos, o Sancti está mixando o CD que já gravamos, tem lançamento no Eterna Fest ao lado de Eterna e outras ótimas bandas 12 de Outubro, breve datas e lançamentos das outras bandas como InnerSense o EP, e Vitam Revocare o projeto Metal Opera!

Gustavo Hoft: Você ainda tem contato com seus antigos companheiros de banda do Menahem, Living Rock, dElohim?

Lean Van Ranna: Então... Infelizmente não mais... não temos visões parecidas, não temos focos parecidos e então complica, mas ficaria muito feliz de vê-los crescer na missão, pois servimos o mesmo Deus, inclusive sempre troco ideia com o novo vocal do dElohim que é meu brother em Cristo, Airton Araújo, e o baixista da banda hoje é meu amigo de longa data, Thiago Vieira, ex-Auryah, desejo sucesso e bençãos a todos!

Gustavo Hoft: Lean, foi um prazer fazer essa entrevista contigo. Gostaria de deixar um recado pros seguidores do Christian Downloads?

Lean Van Ranna: Primeiramente agradecer a Deus por mais essa chance de falar de Seu amor além de mim, (risos), a você Gustavo pela oportunidade de ceder esse espaço precioso de seu tempo e dedicação a uma entrevista com um cara que fala muito como eu (risos),  a paciência de todos que leram (risos),  ao Wanderson, TC, Rafael Higa e sua namorada Ana Navas, meus brothers também de Sancti que não havia citado antes, ao Michel Marcos do M&H Studio que está nos mixando quanto ao InnerSense, ao Neno Fernando pelo grande trabalho de gravação do Sancti e a mix que está fazendo, Juliana Van Ranna meu amor e minha benção eterna, essa é pra sempre, amém Jesus!(risos) Rita e Jason e sua filhinha Julia, Vinicius e Aline a filhinha Dalila, nossa, espero não ter esquecido ninguém... (risos) Sou grato pela força e amizade de todos, Deus os abençoe, e a também a todos vocês que acompanham essa minha missão, me ajudem em oração e nunca jamais desistam dos seus sonhos, sonhem os sonhos de Deus que são mais loucos brothers! (risos) Paz a todos!

 
Comentários
0 Comentários

0 Comentários.     Faça sua Parte, Comente!:

Postar um comentário

Comente!